Enquanto vivi na Ilha do Bornéu, prometi a mim mesma que iria ver orangotangos. Estes animais seriamente em vias de extinção, só existem aqui e na ilha de Sumatra.
Foi muito difícil arranjar alguém que nos levasse a visitar este lugar, mas num belo Domingo antes de sairmos do país lá conseguimos ir.
Sem a ajuda da nossa grande amiga Ernie não teria sido possível:)
A "quase" extinção destes animais é infelizmente e unicamente causada pelo Homem: ou porque quando os encontram na floresta fazem deles animais de estimação (quase sempre enjaulados, com péssimas condições e maus tratos à mistura), ou porque são usados para prostituição. Quando o guia nos falou sobre isto nem queríamos acreditar no que ouvíamos. As fêmeas são levadas para bordéis, são acorrentadas, põe-lhes perucas e maquilham-nas para servirem assim os ávidos clientes que procuram algo exótico de modo a satisfazerem as suas necessidades. É chocante saber que este tipo de hábitos existem...
Este centro, sem qualquer ajuda monetária do estado, recolhe os animais que lhes são denunciados, trá-los para esta área verde, curando-lhes as mazelas e reensinando-os a ser independentes e a viver no seu habitat natural.
Demora cerca de três anos até que um orangotango consiga sobreviver sozinho, procurando comida para se alimentar diariamente. Nessa altura, o centro devolve-os à Floresta.
O centro também protege os sunbears, os famosos ursos do mel, uma vez que estes animais também são alvo de ataques.
Centenas de pessoas visitam mensalmente este centro de reabilitação (que sobrevive à custa de donativos) mas é curioso que mais de 90% dos visitantes são estrangeiros, os indonésios praticamente não conhecem este local. Celebridades como a Julia Roberts ou a Madonna já lá foram e apadrinharam um dos orangotangos!
Foi um dia espectacular e fiquei feliz de ter contribuído para esta boa causa:)