quinta-feira, 3 de abril de 2014

Great Ocean Road

Austrália é sinónimo de roadtrips. É um país enorme (do tamanho da Europa) e cheio de coisas diferentes de estado para estado.

Já tínhamos decidido alugar um carro e percorrer grande parte do país, mas depois, assim caído do céu apareceu uma oportunidade única! No Gumtree (site do género do OLX) alguém procurava companhia para dividir as despesas do carro entre Adelaide e Melbourne.
O que nós não sabíamos é que o carro em questão era uma carrinha amarela Ford de '76 toda modificada, onde cabiam 10 pessoas e sem janelas, como se estivéssemos num Safari a ver os animais:)

Carinhosamente, chamamo-la de Yellow Magic Bus (YMB)!

A Great Ocean Road, na minha opinião devia ser feita pelo menos uma vez na vida!

É dos trajectos mais bonitos que já fiz, quase sempre à beira-mar.

O ambiente é muito descontraído, encontram-se boas praias e boas ondas mas também florestas verdes.

Fizemos este trajecto em 5 dias, sempre a acampar e na companhia de mais pessoas. Com o Bruno (australiano e dono do bólide) vinha já em viagem o Isak da Noruega. Em Adelaide juntamo-nos nós e a Camille da Bélgica. A meio do percurso, "encontramos" um casal alemão, o Nills e a Sarah, cujo carro tinha avariado e não tinham outra maneira de chegar ao destino.

Infelizmente, o S. Pedro não foi muito nosso amigo pois tivemos tempo chuvoso a maior parte do caminho, e convém dizer que viajar sem janelas não é uma coisa muito agradável.
Acampar também não!

Mas o saldo foi super positivo!

Mesmo com mau tempo, foi lindo, imagino se estivesse sol!

Vimos alguns cangurus brancos, paisagens magníficas, praias de areia branca, caves com animais fossilizados, cascatas no meio de parques naturais e uma estação de comboio desactivada que dividia dois estados.

Vimos também coalas nas árvores e uma floresta petrificada, tivemos uma avaria no nosso YMB, jantamos uma deliciosa carne de canguru e perdemo-nos de amores pela costa sul australiana.

A chegada a Melbourne (com sol) foi espectacular, a atravessarmos a ponte sobre o movimentado porto da cidade.

Era então tempo de despedidas. O Bruno seguiria para Sydney com o seu YMB, a Sarah e o Nills voltariam à Alemanha nos dias seguintes, a Camille já tinha trabalho em Melbourne. Nós e o Isak ainda nos encontramos no dia seguinte, mas também ele seguiu viagem pouco depois.

A nossa aventura iria também continuar mais tarde, mas não sem antes explorar a cidade de Melbourne ao máximo:)
Piccanninie Ponds

Great Ocean Road - The Razorblade

Estado de Victoria à esquerda (poste de madeira)
Estado de South Australia à direita (poste de betão)
Otway National Park

Great Ocean Road - 12 Apostoles
Hopetoun Falls
Coalas em estado selvagem

Beech Forest
Great Ocean Road perto de Apollo Bay
Bells Beach
Cangurus brancos em Bordertown
 Antiga estação de comboio em Serviceton