sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tailândia, o país das "primeiras vezes" #1 - Muay Thai

A Tailândia está a revelar-se o país das novas experiências. Estávamos em Chiang Mai há um par de horas e um folheto na rua anunciava um combate de boxe (estilo tailandês) para essa mesma noite.
Foi a primeira vez que assisti a algo do género. Cheguei ao local e parecia que estava numa actividade ilegal: beco escuro, bares cheios de prostitutas (e ladyboys também), ringue tipo jaula no centro do recinto, brancos acompanhados de bebidas alcoólicas e dealers a acenar com notas à espera de apostas...

A noite prometia! Foi com um misto de perplexidade e choque que vi os dois primeiros lutadores. Não passavam de miúdos, tinham no máximo 12 anos!
O Muay Thai é quase um "vale tudo", por isso foi duro assistir aos primeiros socos. Senti-me envergonhada de estar ali a assistir/apoiar esta barbaridade. Ao fim de 3 rounds um dos rapazinhos foi vencido por knockout e saiu do ringue todo pisado e a coxear.
Sei que eles começam cedo na vida a treinar para serem bons lutadores, mas acho que não deviam ser expostos aos olhos ávidos dos espectadores numa idade tão tenra!

Os combates seguintes já foram mais fáceis de se ver, com adultos a lutar entre si. No entanto, o impacto das pancadas era exponencialmente maior! Antes do apito inicial os lutadores seguem uns rituais de aquecimento à volta do ringue e até foi bonito de se ver:)

O combate feminino foi excelente com uma americana mais madura a vencer por knockout uma tailandesa mais certeira.

A ultima luta entre um russo e um "animal" tailandês ia acabar mal. O desgraçado soviético já tinha levado pancada em tudo que era sítio. Já havia um olho negro e sangue no nariz. Após um ataque mais forte: "Bang!" (até a mim me doeu) o russo já coxeava e já não sabia onde se meter!
No fim do segundo round disse que estava lesionado e desistiu. Acho que deve ter visto a vida dele a andar para trás!

Apesar da violência, o muay thai é um dos desportos mais populares do país e por todo o lado se vêem escolas onde se pode aprender a arte.




2 comentários:

  1. Mas é um ringue na rua? Ou é num edifício?

    Ainda na semana passada um amigo me falou em muay thai... acho que pratica...

    ResponderEliminar
  2. Este foi tipo numa galeria com cafés. Mas já em Phi Phi vi um bar (daqueles abertos) em que os turistas podiam ir lutar a troço de cervejas grátis!

    ResponderEliminar