quinta-feira, 13 de março de 2014

À descoberta da Malásia

Se havia país que nunca me tinha passado pela cabeça visitar era a Malásia. Mas a proximidade à Indonésia era tanta que era impossível não dar lá um salto;)

A surpresa foi grande. A mentalidade das pessoas não é tão fechada como na Indonésia. É comum ver-se brancos, já não me senti uma extraterrestre como aqui em Balikpapan. Apesar de o governo declarar o país como sendo muçulmano, há mais diversidade de religiões e não é tão radical. Vêem-se algumas mulheres com hijab ou até niqab é claro, mas nota-se uma maior liberdade no que toca a à religião. Já há álcool à venda em mais restaurantes e eu pude andar "normalmente vestida" na rua sem problemas.

Kuala Lumpur, a capital, tem como maior atracção as Torres Petronas. São lindas! Era capaz de passar horas a olhar para elas:) É o edifício mais alto que já vi até hoje, e já foram as mais altas do mundo durante 10 anos!


As Batu Caves foram outro dos sítios a que me rendi:) 272 degraus e um Buda dourado de 42,7 metros de altura guardam um dos mais famosos templos hindus fora da Índia!
O templo está dentro de uma grande caverna com 400 milhões de anos. Enquanto subia os degraus, dezenas de macaquinhos passavam por mim a grande velocidade pois acabavam de roubar comida aos turistas ou porque tinham sido presenteados com bananas que comiam com grande rapidez:)

KL (como é popularmente conhecido por estas bandas) vai também ficar na minha memória por ter sido a primeira vez que andei de monorail (comboio aéreo que se desloca apenas num carril) e por ser uma cidade óptima para compras a muito bons preços. No Bukit Bintang, no Pavillion ou no KLCC as lojas das maiores marcas mundiais abundam a preços bem convidativos. 
Mais uma vez, tive uma experiência positiva de Couchsurfing (para quem não sabe o que é,  consiste em ser alojado sem pagar na casa de alguém que desconheço, apenas com o intuito de conhecer outras culturas).
Um casal do Cazaquistão, abriu-nos as portas da sua modesta casa para que pudéssemos  trocar algumas impressões sobre os nossas culturas. Ignorância minha, nada eu sabia sobre o país deles, nem eles sobre o nosso.
Fiquei surpreendida por serem muçulmanos e modernos (sem nada dessas coisas de lenços e mulheres tapadas). O sabor da comida que provamos era bastante semelhante ao nosso, (finalmente comida sem picante) e fiquei a saber que o desporto nacional dos Kazakhs é o Kokpar (jogadores a cavalo atiram entre eles uma carcaça de ovelha ou de cabra e tentam marcar golos com ela)!

E porque a Malásia ainda tinha muito para dar, apanhamos um autocarro e fomos explorar outros sítios...





2 comentários:

  1. Bela viagem, nunca fui a KL, mas ja tinha ouvido boas coisas, portanto esta na nossa lista.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um postal com o Buda dourado :)

    ResponderEliminar