segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Transportes "à borlix"

O sistema de transportes públicos de Perth ainda deixa muito a desejar.  A cidade é nova e está a crescer, por isso de dia para dia vai havendo melhorias nas frequências e rotas dos autocarros.
Durante os dias de semana a coisa ainda vai rolando, mas ao fim-de-semana é que tudo se complica. Há muito poucos autocarros, principalmente ao Domingo, e começam tarde e acabam bem cedo. As tarifas não são nada baratas e não existem passes mensais. Há sim um cartão recarregável tipo "andante" que dá um desconto de 25% em relação à tarifa normal.
Felizmente os comboios não sofrem desse mal. Há sempre comboios de 15 em 15 minutos e à noite a cada meia hora. Convém sempre é morar perto da estação;)

Já sofri com esse mal durante os primeiros quatro meses que morei aqui. Felizmente, desde que me mudei para o centro da cidade passei a sorrir cada vez que entro num autocarro. Pois é, na cidade existe a FTZ (free transit zone) e eu vivo dentro desses limites. Ou seja, não pago nem um tostão para andar de transportes aqui no centro.
Para ajudar à festa, a cidade disponibiliza ainda os CATs. São quatro autocarros coloridos (azul, vermelho, amarelo e verde) que andam em círculo, cada um com a sua rota e com frequências de 5 minutos em dias de semana!! E eu, sortuda que sou, tenho o Red CAT mesmo à porta de casa!


Uma cidade que se dá luxo de ter transportes públicos grátis permite aos seus habitantes fixarem-se no centro (ao contrário do que acontece nas grandes cidades portuguesas), evitando o uso de veículos próprios. A cidade de Perth está no 9º lugar das cidades com maior qualidade de vida. Este é um dos factores com toda a certeza!

E é tão fácil ir ali à rua principal ver as montras e fazer umas comprinhas;)

3 comentários:

  1. Sim, considero a cidade Perth perfeita, sem exagero!

    ResponderEliminar
  2. Nas horas de ponta os comboios sao de 3 em 3 minutos, depois passam a ser de 15 em 15. Tambem acho o sistema dos CAT's e o "free transit zone" que proporciona autocarros gratis na cidade um grande beneficio para evitar que as pessoas andem de carro no centro.

    ResponderEliminar
  3. Já começas a ter algumas regalias nesse fim de mundo onde vives! A vida está a melhorar...

    ResponderEliminar