quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os aborígenes

Hoje apareceu lá no restaurante um aborígene. Confesso que pensei que era indiano. O patrão estava comigo e atendeu-o. Pediu dois sumos para beber na hora, pediu take-away e ainda pediu para chamar um táxi. Enquanto esperava pela comida, entrava e saía do restaurante. O meu patrão, mal pôde disse-me para estar sempre alerta e na defensiva com eles. Para lhes dar sempre o que eles queiram sem rodeios, guardando dispositivos electrónicos que estejam à vista e tendo sempre uma caneta na mão como arma de defesa. Que não eram todos iguais, mas que muitos geram conflitos e apesar de na lei nada estar escrito, os aborígenes eram protegidos pela comunidade.

Não tenho a certeza, mas penso que o patrão não lhe cobrou o take-away. Disse que ninguém quer ter problemas com aborígenes e que eles são vingativos e por isso não querem ter chatices com a lei. Penso que têm medo deles..

A verdade é que este assunto é bastante controverso. Há muitos séculos atrás, também nós europeus escravizamos africanos e eles não são protegidos, muito pelo contrário. A questão na Austrália, é que tudo é muito recente, há 100 anos atrás ainda se escravizavam aborígenes. O governo australiano, como que a desculpar-se por ter invadido a terra deles e os ter maltratado, dá-lhes bastantes benefícios. Não são obrigados a trabalhar, mas se quiserem trabalhar tem prioridade em relação a qualquer outro australiano. Recebem casas e subsídios (tipo Rendimento Social de Inserção) e têm descontos nos transportes públicos. Os responsáveis pelas minas que existem no interior da Austrália pagam rendas chorudas aos aborígenes a quem aquela terra pertencia, e muitos não sabem ler nem escrever!

Já vi ouvi alguns australianos a queixarem-se dos aborígenes e eu própria já assisti a desacatos na rua e em transportes públicos. Deverão ser considerados como cidadãos normais ou pelo contrário, o que os brancos fizeram é motivo para os aborígenes terem tratamento especial?



Sem comentários:

Enviar um comentário